Como administrar o financeiro da loja da paróquia?
Em uma paróquia se exercem muitas funções, e encontrar pessoas com perfis necessários para cada função nem sempre é uma tarefa fácil, e muitas vezes há necessidade de um bom treinamento para auxiliar as pessoas que assumirão cada função.
Neste blogpost queremos trazer para você 15 dicas que te auxiliarão no preparo para administrar o financeiro da loja de sua paróquia, pois entendemos que o financeiro é uma função de muita importância e que exige um bom preparo para apresentar resultados favoráveis.
Lembre-se sempre que a partir da administração financeira sua loja poderá crescer, ou então não terá recursos suficientes para se manter. Por isso, fique atento, esteja disposto a aprender, a aceitar ajuda e a ser firme quando necessário.
Vamos para as dicas? Boa leitura!
#Tenha planejamento
Saber como administrar uma loja vai muito além do que arrecadar mais do que você gasta. É preciso saber onde você quer chegar e qual será o caminho que você vai percorrer para tal. É por isso que precisamos bater na tecla do planejamento sempre, sem ele seu estabelecimento não chega a lugar algum.
#Tenha em mente
No caso de despesas e custos:
- Diminuir 20% de uma despesa que significa 15% das vendas trará uma economia de 3%.
- Diminuir 50% de uma despesa que significa 1% das vendas trará uma economia de 0,5%.
#Ajuste valores
Coloque sempre um valor mínimo caso você trabalhe com pagamentos a prazo, para que haja maior fidelidade, e ajuste este valor sempre que necessário, para que evite este modo de pagamento.
#Encerre o mês no dia 25
Não, não encerre suas vendas, mas o operacional sim, assim você terá maior tempo para organizar seus cálculos e contas, e conseguirá colocar força em mais vendas.
#Confira sempre
Delegue ou faça pessoalmente a conferência de valor de caixa da loja física diariamente para conferir se não há nenhuma inconsistência, não como ato de desconfiança ou incriminação, mas para encontrar erros e possibilitar melhorias.
#Desfaça-se de mercadorias paradas
Faça um levantamento de mercadorias que muitas vezes não são tão observadas e crie estratégias para movimentá-las e vendê-las. Afinal, toda venda é dinheiro.
#Analise
Analise formas racionais, criativas e produtivas para comunicar-se com o seu cliente. Isto vale para vitrines, propagandas, redes sociais, divulgações diversas etc.
#Empenhe-se não só em atrair, mas fidelizar clientes
Um cliente que vem apenas uma vez em sua loja, ou aquele cliente que sempre volta? Já temos uma resposta, né?! Para fidelizar seu cliente precisa-se criar uma estratégia de relacionamento, para que ele sempre sinta-se especial e queira voltar.
#Tenha um bom controle de estoque
Como administrador de uma loja, você sabe que o objetivo final dela é vender. Portanto, a tarefa de cuidar bem das suas mercadorias é uma das suas obrigações.
#Saiba a hora de fazer promoções
Promoções o tempo todo, ou sempre em data fixa, por exemplo “final do mês” não são promoções inteligentes, pois farão com que o cliente só compre quando houver promoção. Para uma promoção bem sucedida, é preciso que o cliente queira comprar além da sua real necessidade, por isso tenha um planejamento estratégico para atrair e fidelizar clientes.
#Siga o orçamento
Você não deve ter medo de gastar, desde que faça do jeito certo – sem descuidar do seu fluxo de caixa. Afinal, saber quanto dinheiro entra e sai – e quando isso acontece – é fundamental para garantir a saúde financeira de sua loja e fazer os investimentos necessários.
#Estabeleça metas
Estabeleça metas de vendas para motivar sua equipe e para que haja empenho em melhorar cada vez mais, mas cuide para não colocar metas não realistas e acabar tendo o efeito contrário.
#Saiba precificar
É perfeitamente possível que uma loja venda muito bem, mas não dê lucro. Os potenciais culpados são vários, mas uma má precificação é um deles.
#Caixas separados
Não misture o caixa de sua loja com o caixa do dízimo. Para que possa sempre haver um controle real de ambas as partes, é preciso que todo este valor seja sempre bem registrado e tenha total transparência no fluxo financeiro.
#Invista em produtos
Invista sempre em produtos de qualidade, para que sua loja possa sempre crescer, pois este é mais um meio de fidelizar seus clientes e ainda ser divulgado.
Com estas dicas você conseguirá ter uma boa administração financeira da loja de sua paróquia. Afinal, o controle de despesas, assim como o fluxo de caixa e o controle de resultados, tem como objetivo o melhor acompanhamento da evolução dos gastos mensais e a verificação do comportamento de cada item de despesa, permitindo, assim, a adoção de medidas que possam conter gastos desnecessários.
Desta forma, você conhecerá melhor sua loja e terá maior visibilidade de oportunidade de crescimento e ampliação, além de enxergar aquilo que é necessário para melhorar ainda mais todo o seu processo de administração.
Conheça a loja de sua paróquia, e saiba que assim como uma boa administração, a Lírio do Vale pode fazer parte com ótimos artigos religiosos, para gerar sempre novidade e vendas, trazendo muitas oportunidades para sua paróquia. Quer saber mais sobre nossos produtos? Acesse, aqui!