Terços católicos e seus significados: conheça
Rezar o terço é uma prática de devoção a Nossa Senhora e carregada de simbolismos. Terços católicos são uma das formas de devoção mais populares e antigas da Igreja Católica. Para se ter ideia, um dos primeiros registros afirma que a prática surgiu com os monges cristãos.
Eles usavam pequenas pedras para não se perderem em suas orações. Mais tarde, quando Nossa Senhora apareceu para São Domingos pedindo que ele rezasse o terço para a salvação do mundo é que se despertou a devoção do Rosário.
Atualmente existem diversas categorias de terços e maneiras diferentes de rezá-los, mas tão importante quanto praticar a oração é entender o seu significado e em quais situações ela se faz necessária.
A seguir, entenda o que é um terço, como ele funciona e quais são os terços católicos mais conhecidos.

O que são terços católicos?
O terço é uma parte do Rosário, dividido em dezenas e composto por 50 orações. É praticado fielmente pelos cristãos mundo afora como modo de demonstrar a fé existente em Nossa Senhora, visto que a palavra “Rosário” vem de “coroa de rosas oferecida à Nossa Senhora”. É como se, a cada Ave-Maria que rezamos, oferecemos uma flor à Virgem Santíssima.

Confira o nosso Guia de Artigos Religiosos para atacado!
Por que rezá-lo?
O terço é uma oração que conecta nossa prece a Jesus. Em cada Pai-Nosso, oramos com as mesmas palavras que Ele nos ensinou e nos unimos em voz ao próprio Cristo. Em cada Ave-Maria, reconhecemos o maior milagre do qual já se teve notícia em toda a história. Trata-se de uma prática espiritual que nos ajuda a viver, cada dia mais, como verdadeiros filhos de Maria.
De que forma rezar os terços católicos?

Rezar o terço não requer preparativos ou outro material além do próprio Rosário. Ele pode ser rezado individualmente ou em grupos e seus modos são variados, tendo como uma de suas características mais comuns o compasso calmo e sereno. Quando visto como uma oração natural, sem qualquer obrigação, rezar o terço torna-se um momento cada vez mais especial na vida de quem o pratica.

LEIA TAMBÉM:
- Conheça e pratique a devoção do Papa Francisco: São José dormindo
- Artigos religiosos infantis: dicas para vender mais
- Dicas para atrair clientes para sua loja católica
- 7 curiosidades sobre o terço católico
Principais terços católicos
Agora que o entendimento sobre o que é o terço e a importância de praticá-lo ficaram mais claros, é hora de conhecer alguns dos principais terços católicos e seus significados.
Terço da Misericórdia
Este terço é baseado nas aparições de Jesus Cristo para a Irmã Faustina, hoje declarada santa. Em uma de suas aparições, Jesus disse-lhe que tudo o que fosse pedido por meio desta oração seria concedido. Ela deve ser feita com convicção e, preferencialmente às 15 horas, durante a chamada “hora da misericórdia”.

Como rezar: inicie o terço rezando o Pai-Nosso, a Ave-Maria e o Credo; nas contas grandes, reze: “Eterno Pai, eu Vos ofereço o corpo e o sangue, a alma e a divindade de Vosso diletíssimo Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e os do mundo inteiro”; nas contas pequenas, reze 10 vezes: “Pela sua dolorosa paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro”; ao fim de cada dezena, rezar: “Ó sangue e água que jorraste do coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós: eu confio em Vós!”; no fim do terço, rezar 3 vezes: “Deus Santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro. Amém”.
Terço da Divina Providência
A providência de Deus manifesta-se das mais diversas formas nas nossas vidas. E, apesar de, muitas vezes, ser difícil enxergá-la além das formas materiais, ela está lá. Seja para vencer uma doença ou outra situação complicada da vida, este terço é poderoso.

Como rezar: inicie o terço rezando o Credo; nas contas grandes, rezar: “Mãe da Divina Providência: providenciai!”; nas contas pequenas, rezar: “Deus provê, Deus proverá. Sua misericórdia não faltará!”; finalizar com a oração: “Vinde, Maria. Chegou o momento! Valei-nos agora e em todo tormento. Mãe da Providência, prestai-nos auxílio no sofrimento da terra e no exílio. Mostrai que sois Mãe de amor e bondade, agora que é grande a necessidade. Amém”.
Terço da Libertação
Ideal para encontrar conforto e esperança naquele momento de dor e sofrimento, essa oração manifesta nossa confiança no poder de Deus e já realizou centenas de milagres ao redor do mundo. Acreditando ser possível ser curado e liberto de qualquer doença, seja ela física ou psicológica, o terço da libertação é bastante simples de ser rezado.

Como rezar: inicie o terço com a oração do Credo; nas contas menores, rezar: “Jesus, tem piedade de mim! Jesus, cura-me! Jesus, salva-me! Jesus, liberta-me!”; nas contas maiores, rezar: “Se Jesus me libertar, serei verdadeiramente livre!” ; finalizar com a oração Salve Rainha.



Assim como são várias as formas de rezar com o Rosário, também são vários os modelos de terços para cada oração especial que apresentamos aqui. Na Lírio do Vale você encontra os mais belos terços católicos para as mais diversas devoções e datas especiais. Clique aqui e confira em nosso site!
26 de julho de 2019 @ 00:10
Boa noite, realmente o blog ficou muito bacana, lúcido e de fácil navegação; no entanto, a loja virtual me é um tanto confusa, tento comprar alguns artigos no atacado, mas não consigo discriminá-los da forma correta. Peço, por gentileza, alguns esclarecimentos ou até mesmo um atendimento virtual, pois tenho uma lista precisa dos artigos que desejo. Vlw povo de Deus.
7 de janeiro de 2020 @ 14:46
CLÁUDIO ANANIAS FREYRE,É UMA GRANDE DEVOÇÃO FAZER ORAÇÕES,ORAR E REZAR O SANTO TERÇO OU O ROSÁRIO.
9 de maio de 2020 @ 16:49
Como é conhecido o terço que contém 7 mistérios, ou 7 contas grandes do País Nosso e como rezá-lo?
23 de outubro de 2020 @ 14:36
Terço da coroinha de Nossa Senhora
Tudo sobre Nossa Senhora de Fátima - Blog Lírio do Vale Artigos Religiosos
28 de julho de 2020 @ 17:48
[…] Conheça alguns terços católicos e seus significados […]
27 de dezembro de 2020 @ 06:28
Artigo interessante, irei até retornar ao seu site com mais
frequência, para mais artigos como estes. Obrigada