Como precificar os produtos em minha loja católica?
O preço tem um valor estratégico em qualquer tipo de negócio, não seria diferente no ramo religioso. Então, se você é dono(a) ou gerente de uma loja católica, muito cuidado na hora de precificar. O preço pode ser a diferença entre o sucesso e a falência.
Ele pode gerar maior competitividade, margem de lucro e ainda ser um diferencial para o seu comércio. Mas, quando pensamos nisso, gera até um certo medo, já que muitas vezes, sabemos o básico sobre precificação e olhe lá.
Pensando nisso, separamos neste blogpost ótimas dicas para que você consiga precificar seus produtos de forma correta, evitando prejuízos e fortalecendo os resultados do seu negócio. Acompanhe a seguir!
Fique atento ao giro
Sim, o giro do seu produto é algo que envolve muita atenção, pois quanto maior ele é, menor tende a ser a sua margem de lucro. O giro rápido pode significar uma margem de lucro mal ajustada.
Por isso, atenção: esse giro deve ser o suficiente para que cubra os gastos da sua empresa (gastos fixos), superando o ponto de equilíbrio a cada mês, ou seja, buscando sempre uma melhora, para que você realmente lucre, não apenas pague as contas fixas do seu local de trabalho.
Desta forma, sua conta precisa ser: margem de lucro x pelo giro. O resultado deve ser um valor igual ou maior que o de suas despesas.
Não esqueça da concorrência
Estar de olho nos seus concorrentes não significa que você está desejando que o negócio deles não se desenvolva, muito pelo contrário, serve para avaliar o desenvolvimento deles e assim, ter um norte para se autoavaliar.
Precisando se diferenciar? Siga essas dicas:
- Pense em maneiras criativas de apresentar o seu produto;
- Reflita e readeque seu processo de venda;
- Fortaleça o seu ponto comercial;
- Crie kits de produtos (pode ser que reduza sua margem de lucro, mas os kits aumentarão o ticket de venda do seu cliente).
Ainda sobre os kits, seja criativo, inove. No mês de maio, por exemplo, você pode lançar um kit falando sobre Nossa Senhora, com livro + terço + imagem + devocional, e assim por diante.
Quem é seu público-alvo?
É preciso que você saiba identificar quem é seu cliente, para que saiba encontrar o seu público-alvo. Aqui, não estamos falando especificamente da sua persona, como falamos neste outro blogpost , mas sim, a partir disso, como direcionar suas vendas.
Esta etapa auxilia muito na compra de produtos para que não aconteça o caso de você investir uma grande quantia em um produto que acaba tendo pouca ou nenhuma procura. Para isso, identifique se seu público:
- Busca por produtos e serviços entregues em menor tempo;
- Busca conforto, valorizando a compra on-line e a entrega agendada;
- Busca exclusividade com produtos e serviços de baixa disponibilidade. Este cliente aqui é menos sensível ao valor, permitindo que você aumente sua margem de lucro.
Se sua margem permitir, você pode entregar um combo de agilidade e conforto. Dependendo da expectativa do seu público, você pode alterar o preço de venda. Mas não esqueça que destacar-se e conhecer bem o seu cliente é algo essencial para que sua precificação e compras sejam certeiras.
Compre com planejamento e pesquisa
Como o preço de venda é definido pelo mercado, sua melhor chance de aumentar os lucros é reduzir o preço de aquisição dos seus produtos. Aqui, não significa que você precisará comprar menos produtos, muito pelo contrário. Quando você tem seu público bem definido, sabe exatamente quais itens terão saída, deste modo, em vez de comprar 5 unidades (varejo), você pode optar comprar no atacado.
Nesse sentido, organização é fundamental para evitar custos desnecessários, minimizando inclusive o valor de frete. Se fizer toda a compra de uma vez, além do valor de atacado, o frete será um só. Mas calma, não estamos falando de uma compra por ano, afinal, isso nem seria inteligente ao pensar que no meio deste tempo, poderá haver lançamentos de produtos novos. Mas periodicamente, prepare-se para fazer as compras desta maneira.
Evite fazer uma promoção seguida da outra
Promoção auxilia nas vendas? Sem sombra de dúvidas! Mas, é necessário que a promoção torne-se algo especial. Se fizer uma promoção a todo momento, o seu cliente não comprará na hora da necessidade ou da vontade, pois sabe que você fará uma promoção muito em breve. Deste modo, ele nunca pagará o valor completo do seu produto.
O intuito original de uma promoção é que ela gere a vontade para o cliente de comprar algo além da necessidade, tornando-se assim uma compra a mais, não a sua única compra. Por exemplo, se você participasse de feiras ou eventos e, ao final deles, oferecesse sempre um desconto, as pessoas não visitariam sua loja em outros períodos, apenas esperariam pelo final.
Por isso, é importante que você planeje suas promoções, podendo assim incentivar compras em valores maiores e realizando descontos progressivos.
Definir o valor de venda adequado depende muito do valor de mercado e o calculado, em função dos seus custos e despesas. A sua precificação envolve diretamente a identificação de qual valor gera competitividade e atratividade. Deste modo, é muito importante que você esteja sempre atento nos aspectos mercadológicos (externos) e financeiros (internos).
Avalie seu negócio e crie uma estratégia para a sua precificação. Nós, da Lírio do Vale, esperamos que cada uma dessas dicas gerem um resultado surpreendente para você depois de colocá-las em prática. Esteja sempre atento, inove e invente, seja criativo nos seus lançamentos, promoções e novidades, para que sua loja cresça cada vez mais.
Ficamos felizes em fazer parte da sua história!
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